domingo, 14 de setembro de 2008

Ensino de "facilitismos"

Chumbos no básico e secundário atingiram valor mais baixo da última década
Lisboa, 09 Set (Lusa) - A taxa de chumbos no ensino básico e secundário atingiu este ano o valor mais baixo da última década, com a maior diminuição a registar-se no terceiro ciclo, segundo dados do Ministério da Educação (ME).
De acordo com os dados a que a Lusa teve acesso, no ano lectivo 2007/08 a melhoria de resultados verificou-se em todos os níveis de ensino, com os números da retenção a descerem até aos 22,4 por cento no secundário (menos 3,5 pontos percentuais do que no ano anterior) e a chegarem aos 8,3 por cento no básico (menos 2,5).
(…)
A melhoria global dos resultados confirma, assim, uma tendência registada desde a década de 1990, altura em que os chumbos chegavam a ser o dobro do que agora, nomeadamente no primeiro ciclo.

Se a melhoria dos resultados confirma alguma coisa é o cada vez maior facilitismo que é dado aos alunos e apenas isso. O ensino em Portugal não está a melhorar, os professores não estão mais eficientes, nem os alunos mais aplicados.

Simplesmente, nos últimos anos, o Ministério da Educação tem procurado limpar a má imagem do nosso ensino e tem-no feito à custa de reformulações curriculares menos exigentes e de regras mais permissivas para os alunos. Aos alunos cada vez é exigido menos, cada vez são exigidas menos competências para transitarem de ano, e para o fazer nem sequer precisam de frequentar as aulas, porque não reprovam se atingirem o limite de faltas… Mas se os alunos não reprovam por atingir esse limite, essa barreira de faltas, na prática não existe limite nenhum sequer… é uma referência totalmente virtual.

Entrámos numa cultura de ensino de desresponsabilização do aluno, para transitar de ano o aluno tem de cumprir critérios ridículos de tão mínimos e pouco ambiciosos que são. Facilita-se a vida aos estudantes, sacrifica-se a qualidade de ensino, em troca das estatísticas parecerem favoráveis a Portugal, em troca de parecermos um país evoluído. Porque é bonito lermos títulos como este da Lusa.

Alunos, pais e professores cumprem as regras do jogo definidas pelo Ministério, pacificamente e sem grandes alaridos porque facilita a vida a todos: os alunos esforçam-se menos nos estudos e, por isso, podem dedicar-se mais a actividades que lhes merecem mais simpatia; os pais livram-se do peso de acompanhar as actividades escolares exigentes dos filhos; e os professores têm menos trabalho porque não precisam de ser tão exigentes e esforçar-se tanto pelos alunos. Felizmente, nem todos são assim. Infelizmente, esses são a minoria.

2 comentários:

Anónimo disse...

Concordo plenamente com isto.
Cada vez mais o ensino está mais facilitado. é certo que as estatisticas em relação ao sucesso escolar nesta fase estao "óptimas", mas não são as estatisticas que irão construir o nosso futuro, e para esta estatistica de sucesso estar a aumentar a outra que está a diminuir, é bom que não se esqueçam que cada vez a entrar para o ensino superior, coisa que à pucos anos atras não acontecia, mas de acordo com as poucas estatisticas existentes menos de metadae daqueles que têm o acesso ao ensino superior o terminam, e mesmo muitos dos que terminam não conseguem grande sucesso no mercado de trabalho. é triste tudo isto que esta a acontecer. enfim

diconvergenciablog disse...

O 12º ano nada vale já. A ideia de que todos temos que ter qualificcaçoes está errada. Só dever ter qualificaçoes quem merece e tem mérito
Qual a vantagem de ter um curso superior se todos têm????
Antes os estudos eram uma boa via de ascensão socail. quem estudava garantia um emprego. O estado está a tirar o unico meio q a plebe tinha de se emancipar. Pondo todos ao mesmo nivel. mediocres, pessoas com merito, etc. Daqui a pouco vao ter que alargar os estudos para 24 anos. Quando o 12 for obrigatorio ainda pior, vao passar todos (para nao andarem a estorvar no sistema de ensino). Os profesores sao coniventes com estas politicas, muitos dos professoores jovens tb passaram por este sistema facilitado. eU Falo, mas tb la passei por ele, sei que é dado...
As novas oportunidades - RIDICULO e INJUSTO para quem andou os devidos anos na escola. Se O Estado quer que as pessoas se formem devia conceder os meios para poderem estudar no sistema normal - subsidios, etc.
Daqui a uns anos, nós os jovens, vamos para a suiça para as obras diplomados - o futuro é esse.