domingo, 14 de setembro de 2008

Forum de discussão: O estado da saúde em Portugal

Para uns, o sistema nacional de saúde está em risco e o sector privado cresce à custa do investimento público!
Para outros, nunca como agora houve um investimento tão forte no sector público da saúde.
Como é que o Estado gasta o dinheiro?

1 comentário:

mais ACTUALIDADE disse...

Este tema tem muito que se lhe diga.
Ainda à uns dias atras se ouvia falar de médicos do sector privado que eram chamados para auxiliar em hospitais publicos, e que em 24 horas de serviço, garantiam um rendimento de cerca de 2.000 euros.
Ultimamente tem-se falado muito do grande investimento que o estado está a fazer no sistema nacional de saúde , mas o que é certo é que em vez de haver progressos à regressões significativas que colocam em causa a saude dos portugueses.
Hoje em dia se uma pessoa quiser ter um serviço de qualidade na saúde só pode contar com o sector privado. Aí temos uma boa prestação de serviços por parte dos médicos, mas o problema é que apenas uma minoria dos portugueses são possuidores de meios para garantirem os serviços destas instituições privadas.
Dizem que o estado tem investido muito na saude, mas se investe onde podemos encontrar os resultados desses investimentos? Onde estão os progressos?
Acho que o investimento, (se é que há investimento) deveria ser feito desde a raiz, ou seja, deveria ser desde a educação que o estado devia de garantir o futuro da saude portuguesa (de certo modo a longo prazo). Mas também não vale a pena sonharmos com este cenário pois da maneira que também a educação está repleta de facilitismos a saude inda iria piorar mais.

O estado devia utilizar este dinheiro, era sim (no que toca à saude e medicina) na facultação aqueles que frequentam estes cursos de mais e melhores ferramentas de trabalho e de condições para que assim, consigamos garantir o bem estar das gerações futuras, pois se formos a ver, os estuantes que decidem ir tirar os seus cursos para Espanha conseguem ter lá um sucesso lá , que em portugal é "impensável" devido ao estado do ensino em portugal.

Tenho pena que isto seja assim...