domingo, 14 de setembro de 2008

Ensino Superior: 44 336 candidatos garantiram acesso ao Ensino Superior

De momento, 44.336 estudantes já garantiram o acesso à Universidade ou Instituto Politécnico, tendo ocupado mais de quatro quintos das vagas existentes.

Os resultados da primeira fase do concurso foram divulgados aos órgãos de comunicação social pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, sábado à tarde, e confirmam que este foi o maior número de entradas de sempre no Superior (primeira fase). O Ministério esclarece ainda que mais de metade dos candidatos (53%) conseguiu entrar na sua primeira opção.

Ao todo, candidataram-se ao Ensino Superior 53.062 estudantes, não tendo ficdo apurados nesta fase 8726 candidatos. Todavia, encontram-se ainda disponíveis 5917 vagas, a considerar no âmbito da 2.ª fase do concurso. Assim, os estudantes que não obtiveram a colocação desejada poderão concorrer novamente entre 15 e 19 de Setembro. Recorde-se que para este ano lectivo foram abertas mais de 50 mil vagas, um crescimento de 3% em relação ao ano passado.

Ao olhar para as notas dos últimos colocados em cada curso, constata-se que Medicina continua a ter a nota de acesso mais elevada. Em primeiro surge a Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (18,52), logo seguida do Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar também do Porto (18,37) e a Universidade do Minho (18,27). A Faculdade de Arquitectura (18) e o curso de Bioengenharia da Faculdade de Engenharia (18,5), ambos no Porto, também tiveram notas de acesso bastante elevadas. Destaque também para o curso de Engenharia Biomédica na Universidade do Minho (18,16) e nas universidades Nova (17,52) e Técnica (17,6) de Lisboa.

No lado outro pólo da classificação, encontram-se os cursos de Engenharia Electrotécnica e de Computadores do IP de Setúbal(9,5), Educação Básica no IP de Bragança (9,96) e Matemática na Universidade do Minho (10,16).

Das listas ontem divulgadas constata-se, ainda, que as duas faculdades com o maior número de ingressos na primeira fase são ambas de Direito. A Faculdade de Direito de Lisboa (510) e a Faculdade de Direito de Coimbra (330) deram, só por si, entrada a 840 novos alunos. Em seguida vêm os cursos de Enfermagem de Lisboa e Coimbra com 320 colocados cada.

Já no que diz respeito aos cursos com menos procura, refira-se que a licenciatura em Restauração e Catering do IP da Guarda não teve uma única candidatura para as vinte vagas disponibilizadas. Ao olhar para os lugares que ficaram por preencher, também saltam à vista as 104 vagas ainda restantes no curso de Línguas, Literaturas e Culturas da Faculdade de Letras de Lisboa e as 63 do curso de Química e Química Tecnológica da Faculdade de Ciências, também de Lisboa.


Veja aqui as vagas ao ensino superior - 1ª fase:

http://jn.sapo.pt/infos/pdf/uni.pdf


1 comentário:

diconvergenciablog disse...

Num País onde parece haver mais faculdades do que pessoas é natural que todos garantam o acesso ao ensino superior.